Duas inusitadas obras que abordam experiências do Hip-Hop baiano acabam de ficar prontas. Fruto de uma pesquisa que durou mais de 10 anos, por quem viveu os desafios e dilemas de articular, desde a década de 1990, o surgimento desse Movimento na terra do axé. 









SOBRE OS LIVROS

BAHIA COM H DE HIP-HOP - Lançado em abril/2014.
Crônica e reportagem. Mostra como uma manifestação nascida nos bairros populares dos Estados Unidos vem aflorar em terras baianas. Discute conceitos como a diferença entre Cultura Hip-Hop e Movimento Hip-Hop. Fala da relação com outros movimentos a exemplo do anarquista e do MST. Do embate ideológico entre mercado e ativismo e a busca por sustentabilidade. Da articulação do movimento baiano com um movimento nordestino. Da importância da comunicação, das ações de formação política, dos conflitos internos e sua superação, da atuação das mulheres, da história do H2 em 17 municípios da Bahia. Da interação com a comunidade carcerária, relação com partidos políticos e da busca por políticas públicas. Além de passagens que envolveram as cantoras Daniela Mércury, Vânia Abreu e Gilmelândia.
Saiba mais, adquira o livrohttp://zuluhilton.wix.com/livrohiphopbahia


HIP-HOP INTERDISCIPLINAR - A ser lançado.
Crônica e reportagem de conteúdo pedagógico, que aborda de modo reflexivo a relação do Hip-Hop com outros temas a exemplo raça/etnia, gênero, drogas, religião, meio-ambiente, orientação afetivo-sexual, pessoas com deficiência e aborto. A relação com o universo da rua, das escolas e da universidade. A obra baseia-se na trajetória do autor buscando dar resposta a questões, algumas muito complexas de ordem mundial, mas que marcam uma originalidade na forma de pensar o Hip-Hop, trazendo novos conceitos, desenvolvendo metodologias e estratégias próprias. Um livro de escrita didática, com um tom de humor e sensibilidade para as questões éticas e de valorização da diversidade. Destaque para os causos envolvendo o ex presidente Lula e o músico Tom Zé. Um convite ao leitor fazer um exercício: descobrir em cada assunto abordado, as diferentes conexões que podem ser feitas, com e entre, as disciplinas do ensino formal.