Prêmio Funarte de Música - Privilégio e Desigualdade

by Simples Rap'ortagem | 21:10 in |




Prêmio Funarte de Música Brasileira
Privilégio e Desigualdade




O resultado do prêmio foi divulgado em 31 de maio de 2013. Como é possível explicar que um único estado (São Paulo) tenha mais projetos aprovados que toda uma região brasileira (Norte)?

Seria pela quantidade populacional? Vejamos, Sampa tem um contingente estimado em 41,9 milhões de habitantes, enquanto o Norte do País, com seus sete estados, reúne 15,8 milhões (IBGE, 2010), ou seja, SP tem mais que o dobro. Esse fato é suficiente para justificar que cinco estados da região Norte (AC, RR, AP, TO, RO) tivessem projetos plenamente habilitados, porém nenhum selecionado? Não responda ainda, precisamos atualizar a pergunta inicial com outra informação.

Como é possível explicar que um único estado (São Paulo) tenha mais projetos aprovados que as regiões Norte e Nordeste juntas? Ou seja, mais projetos selecionados que 16 (dezesseis) estados?

O Nordeste tem aproximadamente 53,1 milhões de habitantes. Juntando com o Norte, dá uma média de 68,9 milhões. A densidade populacional não serve como tentativa de entender a INJUSTIÇA. Então, como justificar o privilégio paulista? Não responda ainda, novamente precisamos atualizar a pergunta inicial.

Foram 3.049 propostas habilitadas, contemplando todas as regiões do País. Destas, 55 foram aprovadas. Como é possível explicar que dois únicos estados (São Paulo e Rio de Janeiro) tenham praticamente a mesma quantidade de projetos aprovados que TODOS os demais vinte e cinco estados brasileiros juntos?



Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sul
Sudeste

RO: 0
PI: 2
DF: 2
RS: 2
SP: 17

AC: 0
CE: 4
GO: 1
PR: 1
RJ: 10

AM: 1
PB: 1
MT: 1
SC: 4
MG: 1

TO: 0
PE: 3
MS: 0

ES: 0

PA: 1
BA: 1




RR: 0
MA: 3




RO: 0
SE: 0





AL: 0





RN: 0



Total
2
14
4
7
28


Não é você que tem que responder e sim a FUNARTE. Mas cabe a VOCÊ (independente se artista ou produtor cultural) buscar respostas, denunciar e agir para que essa distorção seja reparada!

CONTATO

DIVULGUE



Divulgue a SimplesRap